Buscar

SPSurf abre as portas para a modalidade Waveski durante o evento

Atualizado: 25 de Nov de 2020


Paulo RIbas / Foto Arquivo Pessoal


Antes das finais Feminina do Surf Trip apresenta o 1° Quiksilver Estadual de Clubes, que será disputada no segundo dia de campeonato, 1º de Dezembro, em São Sebastião, na Praia de Camburi, a modalidade Waveski entrará em ação para entreter o público presente. Com esta apresentação o intuito da Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf) é divulgar e difundir mais um esporte de surfe para que mais pessoas tenham a oportunidade de conhecer.


Para Paulo Ribas, presidente da Associação Paulista Waveski Surf (APWS), "poder realizar uma apresentação num evento de grande porte como esse será uma honra para todos nós", ressalta, Paulo, que está à frente da APWS desde 2016.


Ribas enxerga com bons olhos para o esporte a abertura que a SPSurf está dando para a modalidade. "É uma evolução. O surf não pode ser simbolizado apenas com o tipo de equipamento que você utiliza, o surf é muito maior que isso. Ele simboliza um estilo de vida, possui uma energia diferente de qualquer outro esporte, todo surfista necessita do mar para recarregar suas energias para poder viver de maneira saudável com todos os seres vivos. Por essa razão o surf pode ser praticado de diversas formas, inclusive sentado num Waveski ou Kayaksurf, e essa oportunidade da SPSurf simboliza expressamente essa evolução".


O Waveski é uma prancha que adota muitos princípios das atuais pranchinhas de surf. Um mix de prancha com caiaque. O equipamento conta com um grande volume concentrado na rabeta, um assento e um cinto que fixam o praticante à prancha. O remo de duas pás completa a lista.


"A criação dessa nova Federação é um marco para o esporte, um divisor de águas entre o passado e o futuro no modo de gerir o surf de modo inteligente, com transparência e capacidade técnica. E isso nos chamou muita atenção, de modo que nos motivou a demonstrar nosso interesse em interagir com essa entidade e nos colocar à disposição de colaborar com o avanço do esporte", finaliza.


O Surf Trip apresenta o 1° Quiksilver Estadual de Clubes e o 1º Quiksilver Estadual de Categorias de Base é o primeiro evento oficial da SPSurf e será trabalhado em quatro dias, de 30 de novembro a 3 de dezembro, no Villa Royal, com distribuição de 15 mil reais em premiação para os vencedores.


Competição de Clubes


O título por equipes é a novidade desta fase do surfe paulista e seguirá o formato australiano, o que trará mais espírito de equipe e união entre os atletas. Além disso, o sistema de baterias será o fast heat, de dez minutos e as duas melhores ondas, exigindo mais dinamismo dos atletas dentro d’água.


Este primeiro evento estadual está dividido da seguinte forma: de 30 de novembro a 1º de dezembro, acontece o Surf Trip apresenta o 1° Quiksilver Estadual de Clubes, onde reunirá as equipes que envolvem os atletas profissionais e amadores, que juntos defenderão seus times, além de defenderem os títulos individuais. O primeiro dia será reservado à categoria masculina e o segundo exclusivo para as meninas.


As categorias em disputas serão Sub 14 (masculino e feminino), Sub16 (masculino e feminino), Open (masculino e feminino), Longboard (masculino e feminino), Master, Kahuna e Stand Up Padlle.


As equipes que se inscreverem e se apresentarem completas na cerimônia de abertura no dia do início do evento, com todas as categorias representadas, bandeiras e uniformizadas já começam com pontos de bonificação. Cada quesito atendido corresponde a 10 pontos.


Categoria de Base


Nos dois últimos dias, 2 e 3 de dezembro, será a vez da nova geração, com até 18 anos, competirem no Surf Trip apresenta o 1º Quiksilver Estadual de Categorias de Base. Para deixar também as competições mais dinâmicas, as baterias continuam com 15 minutos, porém, contarão com quatro competidores nas disputas dos títulos.


As categorias em jogo da nova geração serão Sub 18 (masculino e feminino), Sub16 (masculino), Sub 14 (masculino e feminino) e Sub 12 (masculino).


Protocolo de saúde


O evento será durante a semana e seguirá estritamente os protocolos de saúde determinado pelo Governo do Estado de São Paulo, como distanciamento social, aferição de temperatura de todo o staff e atletas, distribuição de máscaras e vai disponibilizar álcool em gel, procedimento que será mantido rigorosamente durante os quatro dias de competição.


Transmissão ao vivo


O Surf Trip apresenta o 1° Quiksilver Estadual de Clubes e o 1º Quiksilver Estadual de Categorias de Base será transmitido ao vivo pelos sites www.waves.com.br e www.spsurf.com.br


Outras atrações


A SPSurf prepara uma apresentação da categoria Surf Dog. Uma demonstração dos cães surfistas e que vai prender a atenção do público. O departamento de Surf Adaptado da Federação também vai realizar uma demonstração da modalidade.


Todas as apresentações vão ocorrer no dia 1º de Dezembro, antes das finais da categoria feminina. Todos os dias serão anunciados campeões.


Meio Ambiente


O departamento de Proteção Ambiental da SPSurf, comandado pelo biólogo Fernando Esteves, estará ativo e atento durante os quatro dias para manter a área utilizada limpa e preservada. Para isso serão instalados, em pontos estratégicos, lixeiras com identificação de produtos recicláveis e orgânicos, numa área de abrangência de aproximadamente 5000 m². Além disso, haverá uma campanha de conscientização, dentro desta área de abrangência, alertando as pessoas quanto a importância de manter a praia limpa.


O Surf Trip apresenta o 1° Quiksilver Estadual de Clubes e o 1º Quiksilver Estadual de Categorias de Base conta com o apoio da Surf Trip, Quiksilver, Roxy, Miwa Beach Club, Fu Wax, Sucos Sim e Let's Poke. Realização: Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf).Colaboração: Prefeitura Municipal de São Sebastião e Associação de Surf de São Sebastião (ASSS) e Associação de Surf, Cultura e Ambiente de Camburi (ASCAM), Protetor Solar Suntech, Loja 20 Pés, XBlanks, Travel Ace, Ibis Style Guarujá, Janjão Bordados, Delab Desing, Pousada das Praias, Tree Park, Hotel Camburi Praia,Hoste lRoyal,Taitiros Pizza e Sush, Casa da Praia, Pizzaria Porto da Praia. Divulgação: Waves, TV Cultura.


157 visualizações0 comentário

© 2020 by Bugsystem. Federação de Surf do Estado de São Paulo

Menu

Entre em Contato

Rua Maria Paula, 123
andar 11, São Paulo

SP - CEP: 1.319-001
contatospsurf@gmail.com

Fone: (11) 99356-1376

Seg a Sex : 8AM às 18PM
Sáb a Dom: 8AM às 18PM

Horário de Funcionamento

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube