top of page

Vini Palma e Eduarda Stefani vencem e dominam as ondas da Praia da Baleia

Surfistas dominam as categorias Sub14 no Circuito Paulista EDP de Surf Colegial 2025, que desafiou jovens atletas com ondas grandes e clima adverso


Eduarda Stefani / Foto @camburi.baleia
Eduarda Stefani / Foto @camburi.baleia

A etapa da Praia da Baleia, patrocinada pela EDP, uma das maiores empresas do setor elétrico no Brasil e no mundo, foi encerrada neste domingo (10), com a participação de 95 atletas das categorias Sub12 e Sub14. O mar apresentou ondas grandes durante todo o evento, que foi promovido pelo Governo Federal e pela Associação Socioeducativa de Esporte e Lazer (ASEL), homologado pela Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf) e com apoio da Secretaria de Esportes e da Prefeitura Municipal de São Sebastião.


Além da emoção nas categorias Sub12 e Sub14, a etapa define mais quatro nomes que se juntam aos vencedores de Santos: Kalani Robles (Sub 16), Caio Okamoto (Sub 18), Isabelly Knut (Sub 18) e Giovanna Rocha (Sub 16), na disputa pelo grande prêmio do Circuito: uma viagem para Portugal para competir no Olas Pro Tour Europa, com hospedagem e alimentação em clubes parceiros da Rede Mundial de Cidades de Surfe (WSCN). As passagens ficam por conta dos atletas.


Na Sub14 Masculino, Vini Palma (Colégio COC – Praia Grande) mostrou maturidade e precisão desde a primeira bateria, dominando as grandes ondas da Baleia. Dono da maior nota da etapa, um 9.90 obtido na semifinal, Vini quase cumpriu a promessa de dar ao pai, no Dia dos Pais, uma nota 10 como presente. Na grande final, superou João Miguel (2º), Matheus Jhones (3º) e Thiago Caldeira (4º). “Estou muito feliz pela vitória e por surfar bem neste mar desafiador. Queria dedicar esse título ao meu pai, que não pôde ficar até o final porque foi passar o dia com meu avô. Feliz Dia dos Pais, pai!”, declarou Vini Palma.


Matheus Jhones / Foto @camburi.baleia
Matheus Jhones / Foto @camburi.baleia

No Sub14 Feminino, Eduarda Stefani (Colégio Objetivo – Baixada Santista) fez campanha impecável, passando todas as baterias em primeiro lugar, mesmo competindo contra suas irmãs gêmeas Paula e Júlia. As três chegaram às semifinais, com Eduarda e Paula avançando à final e Júlia ficando em terceiro. Na decisão, Eduarda levantou pela primeira vez o troféu de campeã, deixando Paula (2º), Manu Medeiros (3º) e Isabel Meyer (4º) nas posições seguintes. “Foi muito especial competir com minhas irmãs e viver esse momento juntas. Agradeço às adversárias e à minha família pelo apoio. E também desejo um Feliz Dia dos Pais para todos!”, disse Eduarda Stefani.


Entre os mais novos, na Sub12 Masculino, Matheus Jhones (Colégio Don Domênico – Guarujá) foi destaque absoluto, garantindo o título e presenteando o pai, Allan Jhones, surfista profissional, com a vitória no Dia dos Pais. Na final, superou Cauê Butori (2º), Samuel Martinez (3º) e Rafael Miranda (4º). “Foi incrível ganhar no Dia dos Pais. Essa vitória é para o meu pai, que me apoia sempre e esteve comigo em todas as baterias”, comemorou Matheus Jhones.


Na Sub12 Feminino, a revelação Gabriela Rigo (Escola José Belarmino Sobrinho – Ubatuba) manteve a liderança desde as baterias iniciais, com manobras seguras e precisas. Na final, superou Fernanda Pina (2º), Sofia Bonon (3º) e a campeã brasileira Maria Clara (4º). “Estou muito feliz pela vitória e dedico ela ao meu pai. E também quer desejar um feliz dia dos pais para todos os pais”, disse.


O responsável técnico do evento, Mad William, destacou a superação de todos. “Foi um desafio enorme para staff, equipe técnica e pais, com frio, chuva e ondas grandes para jovens atletas. Mas todos compreenderam, apoiaram e deu tudo certo.”

Vini Palma / Foto @camburi.baleia
Vini Palma / Foto @camburi.baleia

O presidente da SPSurf, Zé Paulo, reforçou o espírito do surf paulista. “Para ser surfista, temos que sair da zona de conforto e encarar frio, chuva e mar grande. Todos os 95 atletas estão de parabéns. Por isso São Paulo é campeã absoluta nas categorias de base do surf brasileiro.”


Representando a EDP São Paulo, Marcos Campos destacou o valor do projeto. “É uma alegria fazer parte de uma iniciativa que une esporte, educação e meio ambiente, formando cidadãos e atletas.”


A etapa contou também com ações ambientais, com mais de 40 voluntários e equipe da EDP recolhendo lixo da praia e promovendo oficinas de trashboards e teve até palhaço, o Saracura, que animou o público e os atletas com brincadeiras e competições lúdicas.


A etapa da Baleia foi uma realização do Governo Federal, Ministério do Esporte e da ASEL (Associação Socioeducativa de Esporte e Lazer), por meio de incentivo ao esporte. Contou com o patrocínio da Patrocínio: EDP Brasil e foi homologado pela Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf), com apoio da Secretaria de Esportes e Prefeitura Municipal de São Sebastião

Gabriela Rigo / Foto @camburi.baleia
Gabriela Rigo / Foto @camburi.baleia

ACESSE TODOS OS RESULTADOShttps://liveheats.com.br/events/406607


Resultado após a etapa da Baleia - Circuito Paulista EDP de Surf Colegial 2025


SUB 14 - Masculino


1 - Vini Palma


2 - João Miguel


3 - Matheus Jhones


4 - Thiago Caldeira


SUB 14 - Feminino


1 - Eduarda Stefani


2 - Paula Stefani


3 - Manu Medeiros


4 - Isabel Meyer


SUB 12 - Masculino


1 - Matheus Jhones


2 - Cauê Butori


3 - Samuel Martinez


4 - Rafael Miranda


SUB 12 - Feminino


1 - Gabriela Rigo


2 - Fernanda Pina


3 - Sofia Bonon


4 - Maria Clara


 
 
 

Comments


bottom of page