top of page

Alex Ribeiro e Julia Duarte vencem a 1ª etapa do Brasil Surf Tour 2022

Atualizado: 12 de ago. de 2022

Foram três dias com altas ondas, mágicos, de celebração do esporte e da vida, na praia de Maresias, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo.


Foto Munir El Hage

A final da primeira etapa do Brasil Surf Tour 2022, homologado pela Federação de Surf do Estado de São Paulo, apresentou os seus campeões , no último domingo (7), e contou com surfistas da elite mundial, na Praia de Maresias, em São Sebastião, com um show de surfe dentro da água, em especial para a única nota 10 do evento conquistada pelo local Cauã Gonçalves, com uma manobra aérea, vencendo o Keahana Best Wave, e Suelen Naraisa, que venceu no Feminino.


Foram três dias de competições e o BST, que tem como embaixador o campeão mundial de surf de 2015, Adriano de Souza, apresentou uma estrutura de 400m², digna de circuitos internacionais, distribuiu mudas de plantas nativas ao público e wi-fi aberto, na praia, para todos acompanharem as baterias ao vivo.


Três paulistas e um paraibano (representando Santa Catarina) fizeram a grande final da categoria Profissional Masculino, e o praiagrandense Alex Ribeiro, que já esteve por por duas vezes na elite do surfe mundial, e estava em Huntington Beach, no US Open, correndo pelo Challenger Series, conseguiu chegar a tempo e sair na frente pelos títulos do Circuito BST e do Paulista Profissional 2022. “Estou muito feliz de ter vencido esta primeira etapa. No US Open tive uma bateria muito difícil, que não teve onda e perdi logo de cara, e por isso consegui chegar a tempo neste evento. Estou amarradão de ter ganhado, todas as baterias que corri foram difíceis, principalmente essa, a nova geração está forte. Só tenho a agradecer a todos e mandar um abraço para a galera da Praia Grande e aos meus patrocinadores. Até a próxima", disse.


Dentro da água, Alex, desde o primeiro round, já mostrou que apresentaria uma campanha impecável. Liderou praticamente todos os confrontos até garantir o primeiro lugar no pódio, deixando com a segunda posição o local de Maresias Cauã Gonçalves, dono do único 10 durante os três dias de evento, numa manobra aérea que arrancou aplausos da galera. "Fiquei feliz de ter mostrado o meu surfe no quintal da minha casa". Já o ubatubense, destaque no Iquique Pro no Chile 2022, Weslley Dantas, teve que enfrentar o irmão Wiggolly, em uma das fases, e vencer, até chegar na grande final do BST e garantir o terceiro lugar. "O surfe é difícil, fiz mais uma final e tem muita coisa para acontecer ainda neste ano". A quarta colocação ficou para o paraibano José Francisco, o "Fininho", um campeão da vida, que hoje mora em Santa Catarina, e muito emocionado deixou claro a transformação que o surfe proporcionou a ele. "Eu poderia estar numa situação muito ruim, até preso ou morto, mas estou aqui. O surf salvou a minha vida. Estou muito feliz com o resultado".

Foto Munir El Hage

Na final feminina, a tricampeã brasileira, e dona de dois títulos profissionais carioca, Júlia Duarte, larga na frente na conquista do primeiro título do Brasil Surf Tour 2022. A surfista "abusou” das manobras de backside na grande final e conseguiu a maior somatória, deixando em segundo a paulista, de São Sebastião, Sol Carrion. "Estou muito feliz de ter ganhado mais uma", disse Júlia, que voltou animada para o Rio com o resultado. Sol, mesmo em segundo lugar neste início do circuito BST, com o resultado, já é a líder do ranking na corrida pelo inédito título feminino Paulista Profissional de Surf "Este é um título muito importante para mim e como líder do ranking espero repetir o feito na etapa de Ubatuba. Quero agradecer ao Mineirinho e a todos os responsáveis pelo evento", disse Carrion. Na terceira e quarta colocações ficaram Kiani Cristina, de Ubatuba, e Laura Agnes, de Santos , respectivamente. Agnes conquistou uma vaga na final após uma interferência cometida pela campeã brasileira em 2019, Júlia Santos. O prêmio de melhor onda Feminino ficou para Suellen Naraisa, que parabenizou a organização e ficou feliz de ver a evolução do surfe feminino. "Eu acredito num título mundial feminino, e acredito nesta nova geração de mulheres que surge com muito talento e muita garra. Parabéns", comentou. O embaixador do circuito BST, Adriano de Souza, saiu orgulhoso ao final da primeira etapa do evento. "Muito satisfeito de ter acompanhado desde o início este projeto se consolidar e agora ver este campeonato de pé. As meninas surfaram muito, os surfistas arrebentaram. Estou orgulhoso de fazer parte da história da primeira campeã paulista de surfe profissional, que será anunciada em dezembro, um baita título, um estado que respira surfe, e não ver este título no passado é uma coisa que nos faz refletir, porém, o BST veio para enaltecer mais ainda o surfe", disse. Para o presidente da Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf), Zé Paulo, a realização de mais um sonho foi consolidada com a parceria firmada com o Brasil Surf Tour. "Nesses dois anos de gestão, produzimos muita coisa legal e fizemos muitos avanços, principalmente em termos de premiações nas categorias de base. Agora, vamos conseguir fechar o ano também contemplando a categoria profissional e, além de tudo, proporcionar o primeiro título profissional de surfe para a categoria feminino. É um marco na história do surfe paulista e será um grande legado para a SPSurf", enalteceu o presidente da SPSurf, Zé Paulo. A primeira etapa do Brasil Surf Tour 2022 contou com o patrocínio da BB Asset - Busque mais para seus investimentos e apoios: Banana Wax, Neutrox, Ministério da Cidadania, Prefeitura Municipal de São Sebastião e das associações de surfe de São Sebastião e Maresias. O evento foi homologado pela Federação de Surf do Estado de São Paulo - SPSurf.

Fotos Munir El Hage



Resultados Etapa Maresias - BST 2022 Masculino 1 - Alex Ribeiro (SP) 1000 2 - Cauã Gonçalves (SP) 860 3 - Weslley Dantas (SP) 730 4 - Jose Francisco (SC) 670 Feminino 1 - Júlia Duarte (RJ) 1000 2 - Sol Carrion (SP) 860 3 - Kiany Cristina (SP) 730 4 - Laura Agnes (SP) 670 Resultado BST - Valendo o ranking Paulista Profissional 2022

Masculino

1 - Alex Ribeiro (PG) 1000

2 - Cauã Gonçalves (SB) 860

3 - Weslley Dantas (UBA) 730

4 - Tales Araujo (SB) 670

Feminino

1 - Sol Carrion (SB) 1000

2 - kiany Cristina (UBA) 860

3 - Laura Agnes (SAN) 730

4 - Yasmin Neves (SB) 670






78 visualizações0 comentário
bottom of page