Scooby, o surfe no BBB



Foto Carlos Sanfelice


Pedro Henrique Mota Vianna, conhecido popularmente como Pedro Scooby, pela semelhança com o Scooby-Doo do desenho animado, é um freesurfer brasileiro, considerado um dos principais nomes do surfe de ondas grandes do mundo. Nascido no dia 10 de agosto de 1988, no Rio de Janeiro, começou a surfar aos cinco anos e aos 11 já disputava campeonatos locais.


Scooby cresceu em Curicica, um bairro afastado da praia, próximo de Jacarepaguá, mas vencia a distância nas lotações de Kombi até o Recreio dos Bandeirantes, para pegar onda na praia do Canto do Recreio e logo começou a se destacar. Aos 15 anos apareceu surfando pelado no filme FoQueiu de Rui Costa. Ele tirou a bermuda, entrou numa onda e emplacou um kerrupt flip, finalizando a manobra radical.


Scooby passou a se dedicar ao freesurf e com o patrocínio da Lost viajou o mundo em busca da onda perfeita. Em uma das surftrips estava ao lado de Felipe “Gordo” Cesarano, no México, em agosto de 2010, quando entrou um swell enorme em Puerto Escondido, atraindo os competidores da etapa do mundial que estava rolando em Pico Alto, no Peru.


Scooby ainda brincou dizendo que entraria no mar para pegar o tubo do da sua vida. A promessa se cumpriu e o brasileiro encaixou um tubo perfeito na maior onda da série. Ele atraiu a atenção dos surfistas e da imprensa internacional que estava cobrindo o evento e a onda acabou concorrendo para XXL Big Wave Awards de 2011. Naquele dia, o surfista das manobras radicais despertou para as ondas grandes.


Nessa época ele se aproximou de Carlos Sanfelice, produtor do Surf Adventure, uma série para a Sportv. O programa se transformou num filme e Scooby entrou para o cenário do surfe internacional, praticando tow-in ao lado de Carlos Burle e outros surfistas de ondas gigantes. Em 2011 começou seu relacionamento com a atriz Luana Piovani. Os dois se casaram e foram para o Taiti. Naquele momento de celebração entrou no radar a chegada de um swell gigante durante a etapa do CT em Teahupoo. Sanfelice avisou Scooby do swell e foi para o Taiti com Burle gravar o programa inaugural da série Desejar Profundo, para o recém-criado Canal Off.


Scooby se dirigiu pra lá sem saber que estava escrevendo um dia histórico na sua trajetória. O mar estava grande e pesado. O surfista foi persistente e pegou uma onda gigantesca entrando definitivamente para o mundo do Big Surf. Naquele ano a Revista Alma Surf o elegeu como o melhor freesurfer do ano e a Revista Fluir premiou o surfista com o melhor tubo.


Em 2019 Scooby protagonizou uma cena dramática no mundo do surfe. O surfista sofreu um acidente enquanto descia uma onda gigante em Nazaré. Completamente envolvido pelo turbilhão de ondas da série ele foi salvo por uma equipe de resgate.



Além do talento, o surfista se destaca também pela simpatia e por representar o espírito Aloha. Em 2014 o Canal Off passou a exibir a série “Pedro Vai pro Mar” e a gigante do mercado esportivo Nike produziu uma história em quadrinhos contando sua vida de atleta no gibi “De volta à Rotina”, criada pelo jornalista Matias Maxx e pelo cartunista Daniel Juca.


Porém o seu maior feito fora do mar ainda estava por vir. Na semana passada, o midiático surfista foi eliminado do reality show Big Brother Brasil, na sua 22ª edição, terminando em 5º lugar na competição. Sua derrota foi atribuída mais ao seu desprendimento do prêmio e apoio aos amigos do que pela sua rejeição, e serviu de exemplo para mostrar o espírito livre, alegre e solidário do surfista. Ele conquistou uma legião de fãs em todo o Brasil.


Por Gabriel Pierin

4 visualizações0 comentário

© 2021 by Bugsystem. Federação de Surf do Estado de São Paulo

Menu

Entre em Contato

Rua Maria Paula, 123
andar 11, São Paulo

SP - CEP: 1.319-001
contatospsurf@gmail.com

Fone: (11) 99356-1376

Seg a Sex : 8AM às 18PM
Sáb a Dom: 8AM às 18PM

Horário de Funcionamento

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube