top of page

SPSurf: diga não a poluição dos mares!



Todo dia 8 de junho é comemorado o Dia Mundial dos Oceanos e a Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf) é uma grande defensora dos mares. Os oceanos nos alimentam, sustentam boa parte da atividade econômica no mundo, fornecem boa parte do ar que respiramos e ajudam a regular o clima.


Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a cada ano, os oceanos são contaminados por 13 milhões de toneladas de plástico, matando 100 mil espécies marinhas. "Se nada mudar, os oceanos seguem um caminho que leva a um colapso total do ecossistema. Antes silencioso, os oceanos agora nos mandam um sinal alto e claro: ou mudamos ou não teremos mais os seus benefícios". (Douglas Santos - WWF.2016).


Assim, buscar a conscientização das pessoas sobre os cuidados com nossos rios, mares e oceanos é um dos maiores desafios da humanidade, uma vez que a desigualdade social tem muito haver com este processo. Mas, não percamos as esperanças e vamos trabalhar fortemente com a educação ambiental, sustentabilidade, que são alguns dos vários projetos que podemos utilizar para conscientizar nossos atletas sobre a importância deles (os oceanos) em nossas vidas.


Outro problema apreciado pelos especialistas é a atual tendência do aumento da população mundial que, se continuar, estimam que o mundo precisará dobrar a produção de alimentos em 2050, e os mesmos especialistas afirmam que a resposta para esse problema está nos peixes. Por isso, diga não a poluição dos mares!


As práticas esportivas como surf, mergulho, natação a longa distância, Stand Up Paddle, skysurf, canoagem, barco a vela entre outros, são práticas que nos deixam em contato direto com esse universo e podem ser um caminho mais curto para se trabalhar a conscientização de todos.


E, nós da SPSurf, por meio do Departamento de Meio Ambiente, estamos e estaremos sempre empenhados e dedicados a cuidar desse grande universo que é o nosso quintal e, além disso, nossa sala de aula.


Aloha, salvemos os oceanos!

61 visualizações0 comentário
bottom of page