Terceiro Campeonato Paulista de Surf – 1969


Por Gabriel Pierin




A Praia de Pitangueiras estava pronta pra receber os surfistas para o 3º Campeonato Paulista de Surf, organizado pelo Clube da Orla. Programado para o início de março de 1969, depois do Carnaval, o torneio prometia grandes emoções. Foi o primeiro campeonato disputado com as pranchas mini-models. Menores e mais velozes, permitiam aos surfistas manobras mais radicais. Era atração garantida para o público.


A realização do evento ocorreu em um fim de semana com condições de tempo ruins, porém o mar estava com ondas de até um metro, boa formação e sem vento. Os surfistas cariocas mais uma vez estiveram presentes, surfaram juntos, exibiram as novidades do Rio, e ajudaram na arbitragem. O santista Miguel Sealy participou da comissão organizadora.


Os amigos Marcelo “Pardal” Guimarães e Frigerio estavam animados com o campeonato. Eles foram juntos no Karmann Guia do pai de Marcelo para a Praia de Pitangueiras. Luiz Carlos Frigerio, vice-campeão paulista da edição anterior, era um dos favoritos na categoria seniores.


As eliminatórias aconteceram no sábado, e os classificados para as etapas finais correram no dia seguinte. No domingo, o tempo amanheceu totalmente nublado com chuva intermitente e foi particularmente trágico, pois um funcionário do Clube da Orla faleceu eletrocutado na praia ao pisar no fio elétrico desencapado enquanto fazia a instalação do som para o palanque, que com a chuva tornou-se fulminante. Apesar dos esforços para reanima-lo, tanto pelos surfistas como do próprio destacamento de salvamento, as tentativas foram em vão.


Na disputa pela categoria Seniores um dos vencedores foi Luiz Carlos Frigerio que chegou à final para disputar o título contra o paulistano Christian Frutig, porém, o concorrente tomou uma pranchada nas costelas durante a fase eliminatória e não estava em condições de competir. Frigerio foi incentivado a entrar na água e garantir o título isolado. Ele não se aproveitou da vantagem, recusou-se a competir e ambos foram declarados campeões.


José Paulo Sacramento e Miguel Sealy, ambos do Canal 3, chegaram em 2º e 3º lugares, respectivamente. Em quarto lugar, empatados, José Carlos Paioli de São Paulo e Odailton Silva do Itararé também foram premiados.


Na categoria juniores houve empate no primeiro lugar entre Marcelo “Pardal” Guimarães do Canal 3 e Dudu Argento do Itararé. Os dois deram um verdadeiro show na água e o duelo mereceu destaque na imprensa. Em segundo lugar chegou Carlinhos Argento do Itararé e, em terceiro, Betinho Medeiros.


O 3º Campeonato Paulista de Surf, promovido pelo Clube da Orla, no Guarujá, foi o último e derradeiro desta série de torneios estaduais, marcando o final da década de 1960.



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2021 by Bugsystem. Federação de Surf do Estado de São Paulo

Menu

Entre em Contato

Rua Maria Paula, 123
andar 11, São Paulo

SP - CEP: 1.319-001
contatospsurf@gmail.com

Fone: (11) 99356-1376

Seg a Sex : 8AM às 18PM
Sáb a Dom: 8AM às 18PM

Horário de Funcionamento

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube