top of page

Akio Saito é o grande campeão paulista Master e Gran Master de 2022

O SP Surf Master aconteceu no Píer de Mongaguá, Litoral Sul de São Paulo, pico carinhosamente apelidado pelos surfistas de "Califórnia brasileira", onde foram definidos os campeões estaduais do ano

Pódio categoira Master / Foto Eric Medalha


Akio Saito sobressai no SP Surf Master, homologado pela Federação de Surf do Estado de São Paulo, campeonato de um dia realizado no Píer de Mongaguá, Litoral Sul de São Paulo, no último dia 10 de dezembro, onde foram definidos os campeões estaduais nas categorias Master (a partir de 35 anos), Grand Master (a partir de 40 anos), Kahuna (a partir de 45anos), Gran Kahuna (a partir de 50 anos) e Legends (a partir de 55 anos).


O itanhaense Akio Saito terminou o ano de 2022 como líder em duas categorias, Master e Grand Master, e ainda foi o dono da maior somatória do evento, um 12,15. "Este evento teve uma vibração bem positiva entre os competidores e o legal é que eu pude reencontrar muitos amigos. Estou feliz de sair vitorioso em duas categorias", disse.


Para o vice-prefeito e secretário de esportes de Mongaguá, Rafael Redó, receber essas lendas do surf foi muito importante para o incentivo da modalidade para os nossos jovens. "Mongaguá mais uma vez foi palco de uma etapa importante para o surf paulista. Tivemos há tempos a abertura do paulista de base e agora este, que definiu o melhores acima dos 35 aos. Isso motiva as nossas crianças e, para nós, foi um evento que atingiu todas as nossas expectativas", comentou.


Em ondas de menos de meio metro, Saito teve que usar muita técnica para vencer adversários bem experientes, deixando o vicentino Vinícius Bico com a segunda posição, e os praiagrandenses Diego Bispo e Anderson Robert, em terceiro e quarto lugares, respectivamente.


Na Gran Master, mais uma vez reinou o Akio Saito. Ele venceu o santista Rodrigo de Andrade, que finalizou na segunda colocação, Rodrigo Pereira com a terceira e Anderson Robert, da Praia Grande, na quarta posição.


Na categoria Kahuna Sidnei Oliveira, local de Solemar, em Mongaguá, sagrou-se o grande campeão. Não foi fácil para ele, para chegar como primeiro no pódio precisou vencer o santista Alexandre Felício, que ficou com o segundo lugar, além do vice-campeão brasileiro Kahuna de 2022, Daniks Fischer, que conquistou a terceira posição e o talentoso surfista de Santos, Renato Wanderley, destaque no surf dos anos 90, que finalizou na quarta colocação.


O surfista de Santos Jair de Oliveira, Jairzinho como é conhecido pela nata do surf, levou o título de campeão estadual na categoria Gran Kahuna.E para sustentar o primeiro lugar no pódio enfrentou só feras na grande final como o atual campeão brasileiro legend, Edson Vieira. O santista garantiu a segunda colocação no pódio. O terceiro lugar ficou para William Diegues, conhecido como Billy professor e atual auxiliar técnico da equipe paulista campeã brasileira de 2022.


O shaper Petrônio Lucas, da Tenan Surfboards, Petrônio Lucas foi o grande campeão da categoria Legend. Petrônio venceu o atual campeão brasileiro Edson Vieira, que ficou mais uma vez com a segunda colocação no pódio, como na Gran Kahuna. A terceira colocação ficou para o professor Billy, William Diegues e em quarto lugar Marco Lopes.


A SPSurf, com a realização do SP Surf Master, resgatou a magia do esporte e reuniu as maiores lendas do surf paulista num evento que teve mais o formato de uma grande confraternização do que competição. "Tenho certeza que os meus amigos se divertiram muito, apesar das poucas ondas que quebraram.


Fotos Eric Medalha - Pódios


Ranking Paulista SP Surf Master 2022


Master

1 - Akio Saito

2 - Vinícius Bico

3 - Diego Bispo

4 - Anderson Robert

Gran Master

1 - Akio Saito

2 - Rodrigo de Andrade

3 - Rodrigo Pereira

4 - Anderson Robert

Kahuna

1 - Sidnei Oliveira

2 - Alexandre Felício

3 - Daniks Fisher

4 - Renato Wanderley

Gran Kahuna

1 - Jair de Oliveira

2 - Edson Vieira

3 - Willian Diegues

4 - Sérgio Guimarães

Legend

1 - Petrônio Lucas

2 - Edson Vieira

3 - Willian Diegues

4 - Marco Lopes


O SPSurf Master foi apresentado pela Prefeitura de Mongaguá, por meio da Diretoria de Esportes, Lazer e Juventude, e apoios da Quiksilver, Surf Trip, Special Boards, Click Roots, Suntech, Garytos, PreparaSurf, MangaWax, Keahana Blanks e Associação de Surf Píer de Mongaguá (ASPM).

267 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page