Massaguaçu não decepcionou e mostrou a sua força na primeira etapa do Caraguatatubense, em ondas pesadas de até 2 metros
Atleta Kalani Tomazzi / Foto Felipe “Godão”
O atleta Caraguatatubense Kalani Tomazzi venceu a categoria Open, no último sábado (13/08), na primeira etapa do Circuito Caraguatatubense de Surf 2022 - Taça Mitsuo Kashiura. Em ondas de 1 a 2 metros de altura. Com a vitória, Kalani conquistou uma vaga para disputar a etapa do WQS 1000 (etapa mundial da divisão de acesso ao WT), que acontecerá entre os dias 25 a 28 de agosto, na Praia de Itamambuca, em Ubatuba. “Queria agradecer a Deus, família e a todos que me apoiaram neste evento, e ao meu apoiador de pranchas, foi irado", comentou.
Para garantir o lugar mais alto do pódio, Kalani Tomazzi venceu o ubatubense Ademar Gomes, "o Pequeno'', que ficou com a segunda posição. O caraguatatubense Igor Silva finalizou na terceira colocação, e também conseguiu a vaga para disputar o WQS. Em quarto lugar ficou Nícolas Lopes, também de Ubatuba.
O evento contou com atletas de todo litoral norte paulista, vale do Paraíba e litoral sul de São Paulo. Foram disputadas sete categorias. Além da categoria Open Masculina, o evento realizou a Open Feminino e a grande campeã foi outra caraguatatubense, Gabriela Cury. "Estou muito feliz. O mar estava muito difícil, mas as meninas foram muito casca, sempre alto nível, e é uma honra estar representando Caraguá, estamos juntos”, disse a atleta, que já vem sendo destaque no circuito paulista amador e brasileiro. Gabi deixou para trás as atletas Consuelo Ometto, de Caraguá, Laura Agnes, de Maresias e a jovem Samira Stafany, representante de Caraguá no Circuito Paulista de Categorias de Base.
Na categoria sub 18 Masculina, o grande vencedor foi Caio Rodrigues, local da Praia do Sapê, e representou Caraguá também no paulista amador. “Marzão desafiador com altas ondas. Feliz em ter vencido com uma boa performance. Queria agradecer a todos os envolvidos. O evento foi irado, com uma estrutura show, além das altas ondas”. A segunda colocação ficou para Kayan Anthony, de Ubatuba. Paulo César, também de Ubatuba, finalizou na terceira colocação, e a conquista do quarto lugar foi do Luca de Luna, outro ubatubense.
Na Longboard Masculino, outro local da Praia do Sapê, Marcelo Guimarães, mais conhecido como “Rasta” foi o grande vencedor. "Conquistar um título não é fácil, só a gente sabe a caminhada que é. E a final foi de alto nível, num 'marzão grosso'. Graças que eu consegui achar duas ondas abençoadas, mostrei meu surf e estou feliz. Obrigado pela oportunidade e vamos embora para a próxima”.
Na Longboard Feminino, a local de Massaguaçu, Cristina Brazil, a “Cris”, conhecedora das ondas locais, foi a grande campeã. “Foi uma grande superação para mim. Acredito que para as meninas também. O mar não estava fácil, tanto que todas deveriam se sentir campeãs por enfrentar um mar desses, dropar as ondas, entrar e sair, num mar 'casca grossa' não é fácil”.
A Master o grande campeão foi Ademar Gomes, de Ubatuba, mais conhecido como “Pequeno”. "O campeonato está alucinante e as ondas estão incríveis. Estou 'felizão' por ter vencido e participar de três finais e ganhar uma. Na Longboard fiquei em quarto lugar, e vice na Open”.
Na Gran Master, para atletas acima de 45 anos, a surpresa foi Ricardo Totora, que superou Alexandre Gardelin, segundo colocado. Anderson Africano finalizou em terceiro e o experiente Ari Gandola, em quarto lugar. “Não tem emoção maior do que ganhar um evento de surf. Queria agradecer todo mundo aí pela 'vibe', valeu mesmo”.
Na categoria Surf Adaptado a Associação de Surf de Caraguá e do Litoral Norte Paulista optou por poupar a integridade física dos atletas. "Os surfistas adaptados são limitados nos movimentos, e com o tamanho das ondas poderia colocar em risco a integridade física dos atletas, porém, vale ressaltar, o comparecimento dos atletas Marçal Leme e Robson Careca que foram ao evento para assistir e prestigiar", informou o presidente da ASC-LN, Luciano Sant'Anna.
"Valeu a pena esperar por essas ondas, poderíamos ter chamado o evento por duas vezes em condições ruins, com ondas de meio metro, que permite a regra, mas pensamos mais nas performances dos atletas e no retorno aos nossos apoiadores. Quando se faz um evento com altas ondas, marca o esporte e isso será lembrado por muitos e muitos anos. Queria agradecer a Jesus Cristo. Devo a ele 100% todo o evento, fui apenas um instrumento em suas mãos para realizar a sua vontade na vida dos surfistas. Agradecer aos nossos patrocinadores e apoiadores como a Prefeitura que ajudou bastante", disse o presidente.
Fotos Fábio Ramos
Próxima Etapa
As inscrições já podem ser feitas por meio do Pix 55.559.033.0001-68, chave CNPJ, em nome da ASC – Associação de surf de Caraguatatuba. O comprovante deve ser enviado para o WhatsApp (12) 997431018, com nome completo, apelido de competição, data de nascimento, endereço e categoria.
A janela de espera estará aberta a partir do dia 1º de Setembro, e o evento acontecerá na praia que oferecer melhores condições de ondas.
Atletas não filiados pagam 100 reais pela inscrição e terão direito a uma camiseta do evento. Atletas filiados têm 50% de desconto e terão direito a uma camiseta do evento também. Quem quiser se associar na ASC-LN é só entrar em contato pelo mesmo WhatsApp (12) 997431018, para mais informações.
O Caraguatatubense de surf 2022 conta com a apresentação de Silva Indaiá Supermercados. Patrocínio de Kashiura Papelaria, Huk Locação de Máquinas, Água do Mar Surf Shop e Sapê Surf School. Co- Patrocínio do Caraguá Praia Shopping, Brisa Hotel, tripanga Skibanana, Joy Dias seguros, Espeticho Bar e Restaurante, Pranchas Super Kort, Pranchas Litoral Norte Surfboard’s, Quiosque Balaio Caiçara e Tratabem Piscinas. Apoios da DN contábil, Colégio Tableau, Instituto Oceano, No Vaca Açaí e Velopraia Racing. Colaboração do Sport Life Surf Wear, Hinstorm Surf e Skate Wear, Sportfight Fight Wear, Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e dos quiosques Marzão, Canto Bravo, Mar Ativo, Ninho da Coruja, Gordão Fotografias e Guardião da Costeira. O Circuito Caraguatatubense de Surf 2022 conta com a homologação da Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf) e conta pontos para o ranking paulista nas categorias de base.
Resultado da Primeira Etapa - Circuito Caraguatatubense de Surf 2022 - Taça Mitsuo Kashiura
Final - Open masculino
1 - Kalani Tomazzi
2 - Ademar Gomes
3 - Nicolas Lopes
4 - Igor Silva
Master
1 - Ademar Gomes
2 - Bruno Basile
3 - Cristiano Andrade
4 - Igor Silva
Longboard Masculino
1 - Marcelo Rasta
2 - Túlio Dalpiaz
3 - Nicolas Lopes
4 - Ademar Gomes
Gran Master
1 - Ricardo Totora
2 - Alexandre Gardelin
3 - Anderson Zilioli
4 - Ari Gandola
SUB 18 Masculino
1 - Caio Rodrigues
2 - Kaynan Anthony
3 - Paulo Cesar
4 - Luca de Luna
Longboard Feminino
1 - Cristina Brazil
2 - Dani Guimarães
3 - Katellyn Oliveira
Open Feminino
1 - Gabriela Cury
2 - Consuelo Ometto
3 - Laura Agnes
4 - Samira Stephany
Comments