Tom, da Morey Boogie



Algumas invenções são tão extraordinárias que o produto ou uma marca acaba tomando emprestado o nome do inventor. Tom Morey é um desses inventores. Nenhuma invenção no surfe foi tão revolucionária quanto a prancha de bodyboard e a Morey Boogie sua mais popular marca.


Thomas Hugh Morey, ou simplesmente Tom Morey, nasceu na industrial Detroit, em 15 de agosto de 1935, e tinha parentesco com os fundadores da indústria automobilística Dodge Brothers. A família fez uma mudança radical e, aos oito anos de idade, Morey passou a morar na encantada Laguna, na Califórnia.


Um ano depois o menino experimentou o surfe em um colchão inflável. Com essa boia ele pegou suas primeiras ondas. A experiência nunca mais tiraria Morey do mar e ele se tornaria um dos mais conhecidos longboarders daquele point da costa do Pacífico. Morey formou na equipe de surfe Velzy e Jacobs antes de ser patrocinado por Dewey Weber.


Além do surfe, Morey formaria uma banda de jazz, a Four Eyed Five trabalharia como salva-vidas da Balboa Bay Club em Laguna Beach e foi operador de passeios da Branca de Neve e os Sete Anões na Disneylândia.


A vida cheia de talentos e experiências conduziu Morey para a University of Southern California, onde se formou em Matemática. Foi calculando e aprendendo sobre formas geométricas e suas relações com a natureza que levaram Morey a transferir a engenharia das abelhas para as pranchas de surfe.


Ele inovou ao criar uma prancha com núcleo de papelão em forma de favo de mel com bicos côncavos e a tricsect, uma prancha de três peças. Ele também testaria materiais e tecnologia aeroespacial para o desenvolvimento de novas pranchas.


Tom Morey também fez muito fora das águas. Em 1965, ele organizou a primeira competição de surfe do mundo com prêmios em dinheiro, na ocasião 1500 dólares ao vencedor, a Tom Morey Invitation, em Malibu. Já na década de 1980, Morey imaginou a piscina de ondas do futuro, décadas antes de todo mundo. E seu revolucionário design de ondas artificiais se tornou um símbolo atemporal de sonhos se tornando realidade.


Porém nenhuma criação foi mais popular e revolucionária do que a invenção do bodyboard. Em 1970, Morey se mudou para o Havaí, onde conheceu e se casou com Marchia Nichols. O dia iluminado foi no 7 de julho de 1971. Morey tinha uma garagem cheia de materiais, entre eles um bloco de espuma flexível de poliuretano.


Tom Morey estava sem prancha naquela ocasião e o mar estava em boas condições para o surfe. Então ele cortou ao meio um pedaço da espuma, cobriu com uma folha do The Honolulu Advertiser, um jornal de Honolulu e para selar usou o ferro de passar quente de sua esposa e formou uma pequena prancha.


A extraordinária experiência atraiu a curiosidade e interesses comerciais pelo invento. No final de 1971 Tom assinou um contrato com Larry Smith da G&S Surfboards. As pranchas foram inicialmente chamadas de Snake uma sigla para Side, Navel, Arm, Knee and Elbow, mas depois dos primeiros pedidos, ele registrou o nome Morey Boogie. A lendária marca Morey Boogie nasceu inspirada pela união do nome do criador da prancha e do seu amor pela música, o boogie-woogie, um estilo de blues.


O hábito de surfar deitado está nos primórdios do surfe. O antigo “paipo”, bellyboard ou bodysurf ficou mais veloz e radical com o invento de Morey, impactou na vida e na diversão de milhões de pessoas em todos os oceanos do planeta, sendo a prancha que levou mais pessoas a viverem a experiência do surfe, e que movimentou o mercado de surfboards.


Para Morey, acostumado a surfar de pé, o boogieboard - como ele preferia chamar o esporte – era a melhor forma de sentir as nuances das ondas e estar mais perto delas. Independente das suas preferências, Morey compartilhou um sonho que era a união de todas as modalidades de surfe – não importa a prancha que estejam pilotando – em uma única entidade.


Na última quinta-feira, dia 14 de outubro de 2021, Tom Morey morreu aos 86 anos.


Por Gabriel Pierin



4 visualizações0 comentário

© 2021 by Bugsystem. Federação de Surf do Estado de São Paulo

Menu